quarta-feira, 3 de junho de 2009

ARNALDO

Na escola da escola encontrei
um professor que era além da escola,
o nome dele é Arnaldo, alto, alto, alto.

Por que não vejo, às vezes, esse homem Arnaldo?
Que lindo aquele professor briguento.
Melhor é nunca desperdiçar fala de aluno,
o maior engano, a maior gafe
ele aproveitava e com isso mestrava.

Hum! Hum! Brigamos por causa do gato e do rato
de Kafka: o gato domina o rato, ele dizia.
Eu retrucava: o rato pode aprender a driblar o gato,
nem sempre a imagem do forte sobressai, é a melhor.
Dois anos, deu-me ele para provar isso no Kafka.

Será que eu provei? Isso se apagou em minha memória.
Mas, ele um dia avisou-me num manuscrito:
“Pode me xingar nas madrugadas, porque eu quero
que aprenda o instrumental da língua por que a coisa
da literatura você já tem”. Em letras grafais e vermelhas.

Vermelho é meu tempo, meu digno amor de amar professor!
Meu tempo é de vermelho na roda gigante, no sorvete.
Meu tempo é vermelho de tamanha saudade e dor.

Neusa Azevedo

Um comentário:

  1. Onde está esse Arnaldo ..?
    A figura expressiva do professor que mestra e que na gafe dos alunos sempre vinha a forma insusitada do aprendizado. O contexto pode-se referir em sinopse para algo entrelaçado entre o efetuar antes mesmo da cultura burocrática do ensino, talvez ..
    " ... que aprenda o instrumental da língua por que a coisa da literatura você já tem"
    E o desfecho leva a considerar que o tempo se passou, o aluno se vê agora distante da tão importante figura do professor.

    Muito interessante o poema
    Parabéns
    Abraços ..
    ( Andy )

    ResponderExcluir